SEM ROLAGEM DE PERÍCIAS

Mas, como lidar com isso?

Uma das diferenças mais brutais do estilo OSR em relação a outros jogos de RPG de mesa, é jogar sem testes de atributos e/ou perícias.

Imponha o perigo, deixe os jogadores descreverem como irão agir, tenha em mente quem são seus personagens e suas capacidades e, se suas ações fizerem sentido na ficção, dê a eles o que querem e deixe o jogo fluir.

Abaixo alguns exemplos de como lidar com a falta das perícias clássicas da 5e:

Acrobacia “você tem +2 de DES, certo? Creio que consegue saltar entre as árvores. Como você quer fugir com o tesouro, o risco principal é ele cair, certo? Fazer um salto desse cheio de coisas nas mãos é nada fácil. Então, há 3 chances em 6 de cair parte do tesouro e saque enquanto você salta, concorda?”

Arcanismo “Você é uma maga, você sabe sobre isso”. “Hum, você não é maga, mas seu antecedente é nobre. Você me disse que sua família tinha uma corte bem completa, talvez tenha tido instrução sobre o básico da magia. É, faz sentido saber alguma coisinha, ao menos um norte”

Atletismo “Você está com cordas e ganchos de escalada, creio não haver riscos nessa subida, contanto que esteja leve, sem tanta carga”. “Esse penhasco tem a presença de cobras venenosas, durante a escalada vou fazer uma rolagem de encontro, certo?”. “Como foi dito, há umas ventanias repentinas aqui, se você subir com carga, vai demorar e por isso, haverá 2 chances em 6 de uma ventania te pegar no meio da escalada, se isso ocorrer, possivelmente será preciso TR de FOR para se manter firme na parede”

Atuação “No seu antecedente você disse ser bom em farrear e paquerar, é bem cabível que você saiba puxar uma boa cantoria. Vamos fazer uma rolagem de Reação com modificadores positivos, para determinar o quanto a plateia gostou, tudo bem?”

Blefar “Sua mentira foi realmente ótima, um guarda de portaria cairia com certeza”. “Bem, essa mesma mentira talvez não cole com a Chefe da Segurança, vou fazer uma rolagem de Moral para ela, isso definirá se ela acredita. Mas que fique claro, de qualquer forma ela sempre ficará desconfiada, certo?”

Furtividade “É noite, você pintou seu rosto com tinta escura e tá usando uma capa por cima dos equipamentos, bem, não tem chance de ninguém te ver. Mas quando ficar mais perto, sua armadura tem chance de fazer barulho”. “Bem, essa sua ação foi nada furtiva, mas como você esperou os guardas passarem, há 2 chances em 6 de um deles ouvirem algo e voltarem para investigar”

História “Você é nativo desse reino, é bem possível que você já tenha ouvido falar sobre essa história”. “Você passa a noite bebendo, conversando, farreando e é quase certo que alguém falará sobre esse rumor. O que está em jogo é o tempo, então role 1d8 horas para a gente ver quanto tempo levará até você captar algum rumor”. “A biblioteca é grande e com ajuda que está recebendo, há 2 chances em 6 de você encontrar algo sobre essa história antiga, mesmo assim, levará 1d20 horas de pesquisa”

Intimidação “Ele é franzino, você está armado e acompanhado, ele recua em sua palavras”. “Após bravejar desse modo, e cravar a adaga na mesa, só resta fazer uma rolagem de Moral, possivelmente ele está tremendo de medo”.

Intuição “É muito difícil ter certeza se uma pessoa está mentindo ou não. Mas como você estava prestando atenção, nota-se que ele tem alguns tiques nervosos”. “Como você é Clérigo, acostumado com confissões e pessoas afligidas, parecia realmente que ele está sob tormento”. “Não precisa ser um gênio para ver que essa pessoa está em sofrimento e ficou mais nervosa quando seu líder chegou perto”

Investigação “Seu antecedente é de Guarda, né? Então você já viu esse tipo de cena antes. Foi um assassinato”. “Com a INT que você tem, pode-se afirmar que foi um ataque pelas costas”. “Atrás do armário? Bem, é exatamente ali que estava escondido os restos mortais do garotinho. Bingo!”

Lidar com Animais “Sua herança é de um povo da floresta, faz total sentido que o animal não fuja”. “Bem você tem atributos sociais altos, tá com petiscos e recompensas, tá se aproximando devagar, como é um não-predador, há apenas 1 chance em 6 dele te estranhar”

Medicina “Seu antecedente é de papa-defuntos, certo? Bem, mesmo que não seja exatamente o que é preciso, é o que tem para hoje. Você consegue ter uma hipótese da causa da morte”. “Você não tem nenhuma experiência com isso, as chances de erro fatal é muito grande. No máximo você conseguirá fazê-lo suportar algum tempo mais. A cada hora há 1 chance em 6, mas será crescente, ou seja, 2 chances na segunda hora, dele falecer”

Natureza “Sua divindade é uma espécie de senhora feérica, correto? Então você tem a informação”. “Com esse antecedente de patrulheiro, é fácil identificar que isso é uma pegada de urso, pelo tamanho, é talvez a maior de uma espécie”. “Essa fruta tem todas as características de ser comestível, mas como é uma espécie estranha, diferente para seu organismo, será preciso TR de CON com CD FÁCIL (12)”

Percepção “Vocês ficam em silêncio, a noite é calma e ao longe você ouve um barulho de galho quebrando”. “Como você disse estar atento ao piso, com uma vara de madeira, ao apertar um dos blocos, você nota que ele parece oco”. “Com armas em mão e entrando no beco dos larápios, a emboscada dele vai pro brejo, e a chance de surpresa será ignorada. Rolemos iniciativa”

Persuasão “Esse nobre gosta muito de vinhos caros. Uma garrafa especial como essa, pode ajudar muito em ganhar seu apresso”. “Seus argumentos são ótimos, ainda mais sendo um guerreiro, alguém que poderia resolver na violência, mas toma outro caminho, por isso receba +1 na rolagem de Reação”. “Após negociar com o bandido, e falar a verdade que não lhe fará mal, role Moral, sendo que ele está com redutor de -1”

Prestidigitação “Você é um Ladino, realizar isso é sua vida. Simplesmente, você pega a bolsinha na cintura do feirante”. “O seu alvo guardou o documento no peitoral da armadura, você precisará chegar bem perto para conseguir pegar, como fará isso?”. “Como a luz tá baixa e você possui DES alta, você conseguirá pegar o documento, há 1 chance em 6 de que alguém da reunião note”

Religião “Após ter autorização para visitar a biblioteca da capela, você consegue saber sobre o evento que todos falam”. “O brasão na armadura daquele inimigo parece algo eclesiástico, como você tem antecedente Serviçal e está viajando o mundo, tem chance de você saber o que é”.

Sobrevivência “Após verificar todas as passagens dessa pequena caverna, sim, parece um local seguro para descansar”. “Você não está carregando muita carga, usa armadura leve e tem um arco, você consegue comida para se alimentar”. “Seu antecedente pirata deixa claro que uma tempestade se aproxima”

Aqui fica claro que, Antecedentes e Classes trazem um elemento ficcional que deve influenciar naquilo que será entregue do Mestre para os Jogadores.


SEM ROLAGEM DE PERÍCIAS was originally published in BREU on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Telegram