Uma ferramenta simples, mas que informa tanto.
Seu Antecedente funciona como aspectos, traços e características que ilustram o foco do seu personagem. Possibilita compor um personagem e demonstrar o que ele era, o que fazia antes de adicionar as informações da sua Classe. Além disso, ele resolve traz informações e capacidades que logicamente, seu personagem saberia.
Exemplo: um caçador sabe rastrear na mata, identificar um animal, armar uma armadilha e outros. Um ferreiro sabe reparar uma armadura, identificar um trabalho em metal ou forjar um presente.
Em BREU a grande maioria das situações são resolvidas sem testes. Apenas avaliando as ideias dos jogadores perante a ficção, seu antecedente, sua classe e, por último, seus valores de atributo. Testes só devem ser utilizados, quando há fatores de risco ou urgência, para tal, estando na área de competência do seu antecedente, o MJ deve arbitrar a seu favor.
Construa seu Antecedente preenchendo a seguinte sentença:
Sou um(a) _____, bom(a) em _____, em busca de _____.
Abaixo alguns exemplos:
Sou um saqueador, bom em invadir cidades, em busca ouro estrangeiro.
Espera-se que esse personagem saiba escalar muros, rastejar em esgotos e passar despercebido. Sabe encontrar pontos fracos e onde fica a grana.
Sou uma pirata, boa em fazer novos amigos, em busca de um barco e uma tripulação.
Um pirata tem noção de embarcações e uso de cordas, por exemplo, e sendo boa em fazer amigos, dificilmente ficará sozinha por muito tempo em uma taverna.
Sou um príncipe, bom em dar ordens, em busca de me provar digno do meu nome.
Um príncipe possivelmente sabe se portar com regras de etiqueta, sabe reconhecer heráldica, sendo bom com ordens, domina o discurso, sabe ser direto e duro quando necessário.
Sou uma órfã, boa em viver a vida militar, em busca de renome.
Uma órfã pode conhecer vários meios de se virar sozinhos, desde pequenos furtos até saber cozinhar ou costurar. A vida militar ensina sobre patentes, divisões, movimentação de tropas e estratégias.
Sou uma mercenária, boa em ofender, em busca de glória.
Um mercenário conhece sobre negociação de contratos, regras não oficiais de combate, termos ilegais, práticas escusas, leis e punições. Bom em ofender, bem… É bem claro! Esse sabe xingar você como ninguém!
Sou uma duelista, boa em arrumar trabalho, em busca de vingança.
Um duelista sabe ler um alvo. Identifica estilos e conhece posturas de diferentes escolas e técnicas. Ao ser bom em arrumar trabalho, dificilmente ficará sem um empregador, sempre pronto a ser uma espada de aluguel lutando pela honra alheia.
Sou um ex-escravo, bom com comércio, em busca de liberdade.
Durante seu período de escravidão, pode ter aprendido tudo aquilo que seu senhor fazia. Assim como ser duro, resistente e resiliente. Ao ser bom no comércio, conseguirá sempre bons descontos, sabe onde fazer boas compras e dificilmente será enganado com coisas falsas.
Sou um velho escriba, bom em lidar com a terra, em busca de redenção.
Um escriba reconhece caligrafias, sabe falsificar uma assinatura, consegue redigir cartas importantes. Ao lidar com a terra, conhece sobre o tempo das estações, identifica frutas venenosas, sabe plantar e colher, assim como identificar pragas e predadores.
Pense no Antecedente como o pilar onde seu personagem será erguido, não apenas na sua usabilidade no jogo. Seu Antecedente diz muito sobre seu personagem e dá uma bela direção ao MJ sobre o que você espera do jogo. Ele não precisa ter sinergia com sua classe.
DICAS
Evite criar Antecedentes para tentar gerar bônus mecânico, isso não funcionará. Fuja da abstração, sua ideia precisa ser clara para você e para todos os jogadores. Além disso, evite ser redundante, um Guerreiro é bom em lutar, não precisa ser dito novamente. Tente dizer o máximo sobre seu personagem usando poucas palavras. Se você não conseguir pensar em nada durante a construção do seu personagem, espere o término da primeira sessão e preencha seu Antecedente ao fim desta.
EM BUSCA DE…
Não bastando todas essas informações, essa parte do seu antecedente é o motor principal para manter os personagens envolvidos nos desafios.
Imagine o seguinte grupo…
Um personagem em busca de ouro estrangeiro. Outro em busca de provar que é digno de seu sobrenome. Outro em busca de renome e glória e outro em busca de redenção.
Todos eles possuem motivos de sobra para participar da expedição convocada pelo burgomestre local para escoltar o enterro de sua mãe até colinas ancestrais.
Cada um por seus próprios motivos.
Antecedentes, se bem utilizado, abre uma nova e incrível gama de possibilidades, trazendo cor, vida, complexidade e adaptabilidade para um personagem.