Uma das principais ferramentas do MJ
Chance é uma regra para resoluções aleatórias, com probabilidades que vão de baixa até altíssima probabilidade, ou seja, de 1 a 5 chances no d6. O MJ pode rolar chance para determinar algo que não se tem controle.
Exemplo: saber se uma armadilha foi ativada, se um guarda notou o sangue escondido debaixo do tapete, se a rua está deserta ou cheia de pessoas, se as criaturas do covil estão em ronda, etc.
O mestre de jogo pode usar a chance como ferramenta de auxílio à arbitragem, para determinar coisas que não tem ou não anseia ter controle.
Se você está mestrando e não têm a resposta para alguma coisa, a regra de Chance é a ferramenta ideal para resolver a situação. Avalie o que está acontecendo na ficção, defina as probabilidades com base na classe, antecedente, pontos de atributo, situação, criações da ficção e role Chance. O mestre de jogo pode usar chance como uma ferramenta procedural que define o mundo ficcional e suas situações.
O mestre também pode pedir para que a Chance seja rolada por um jogador. Nesse caso ele deve informar o que está sendo definido e quais as chances que o jogador tem antes que ele role o dado.
Veja na prática com exemplos:
Chance baixa: 1 chance em 6 (17% de chance de acerto)
- “role 1d6, se cair 1 você pisou logo onde não devia.”
- “Vocês procuram a pessoa da descrição, no meio de uma feira lotada. Há 1 chance em 6 de ver ela de longe”
- “A construção começa a desmoronar, nessa rodada há 1 chance em 6 de cair um grande bloco de pedra no seu personagem”
- “Você precisa achar sua antitoxina em uma única rodada no meio de um combate insano, sendo que está enfiada lá, no fundo da mochila. Bem, 1 chance em 6 para achar imediatamente”
Chance moderada: 2 chances em 6 (33% de chance de acerto)
- “role 1d6, se cair 1 e 2, o portão do assentamento já estará fechado.”
- “Vocês acham as cartas escondidas e reviram elas em busca de uma pista. Como o tempo é curto até a polícia chegar, há 2 chances em 6 de achar o endereço de um familiar”
- “Entrar na festa de penetra tem 2 chances em 6 de ser parado por algum guarda sempre que um de vocês cruzar com um deles”
- “Durante a perseguição à carroça, começam a cair vários barris e caixotes. Há 2 duas chances em 6 de uma deles vir na direção do seu cavalo”.
Chance alta: 3 chances em 6 (50% de chance de acerto)
- “role 1d6, se cair de 1 a 3, o óleo vai tocar nas chamas e a sala virará um inferno.”
- “com base no clima de ontem, role 1d6. De 1 a 3 vai chover muito”
- “Quando você chega na feira, há 3 chances em 6 de encontrar um comprador para seus itens”
- “Caindo do penhasco cheio de trepadeiras, há 3 chances em 6 de haver uma possível de ser agarrada para que você se segure”
Chance muito alta: 4 chances em 6 (66% de chance de acerto)
- “role 1d6, se cair de 1 a 4, alguém testemunhou seu furto.”
- “Depois de uma explosão desse tipo, há 4 chances em 6 de que atraia atenção de curiosos”
- “É um item valioso e bonito, há 4 chances em 6 de que seja notado pelos nobres após presenteá-los”
- “Após espalhar os cartazes de procurado, há 4 chances em 6 de que alguma notícia ou rastro seja descoberto”
Chance altíssima: 5 chances em 6 (83% de chance de acerto)
- “role 1d6, se cair de 1 a 5 algum guarda notará que a porta do quarto foi arrombada.”
- “Após esse barulhão no cômodo, há 5 chances em 6 do guarda procurar debaixo da cama, onde você está escondido”
- “Seu documento é uma cópia perfeita, há cinco 5 chances em 6 do comprador acreditar que é original e finalizar a transação”
- “Mergulhar no meio de um mar revolto e cheio de pedras, bem, há 5 chances em 6 de você bater em alguma pedra ou ser lançado por uma onda”
Note que muitas cenas são resolvidas avaliando a situação, aquilo que foi criado na ficção. Ou seja: aquilo que vem sendo construído emergentemente dentro do jogo.
Essas chances devem ser avaliadas e negociadas pelo grupo em geral. Se o Mestre diz “Ao mergulhar no meio de um mar revolto e cheio de pedras, há 5 chances em 6 de você bater em alguma pedra ou ser lançado por uma onda” e o jogador interpõe dizendo “mas meu personagem é um Pirata”, é esperado que o MJ avalie essa informação e altere o intervalo de chance.
Chance é uma ferramenta que ajuda demais a resolver problemas e conflitos dentro do jogo, tirando das costas do MJ a necessidade de determinar o resultado de todos os pontos de impasse ou de conduzir o jogo.
Como um guia de como usar chance em seus jogos, você pode seguir as regras abaixo:
Use d6 para determinar chance. Outros jogos podeam usar 1 chance em d8, d12, d20, mas notamos que isso não gerou bons resultados em nossas mesas. Ao parametrizar tudo em d6, tiremos uma noção mais clara e menos granular de probabilidades.
Se algo é acima de cinco chances em seis. Ou abaixo de uma chance em seis. Logo, é sucesso ou fracasso automático.
Chance, Reação e Mortal, é a trinca de ouro do Mestre OSR.
CHANCE, 1d6 para tudo resolver was originally published in BREU on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.